UBAÍRA - SEC. DE SAÚDE PROMOVE PALESTRA SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SAÚDE MENTAL.

17/09/2013 08:48

                       Dr ESDRAS MOREIRA                                    Dr DOMINGOS COUTINHO

  SOLANGE SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE              EQUIPE DO CRAS E CREAS UBAÍRA

 

Aconteceu nesta sexta feira 13/09 uma Palestra  sobre Dependência Química ofertada pelo Programa de Saúde Mental do Vale do Jiquiriçá. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde  e foi realizado no Colégio Estadual Anísio Teixeira  e contou com a presença de vários profissionais da área deSsaúde e de Assistência Social.

Dr. Domingos Coutinho e Dr. Esdras Moreira juntos explicaram minuciosamente a respeito de dependência química, abuso de substâncias, seus fatores de risco e a população vulnerável a este tipo de situação. Sintomas como psicose, depressão e ansiedade são característicos do abuso de substâncias não esquecendo que as dificuldades, relação  familiar, transição na adolescência , abuso físico e sexual  são causas prováveis que levam alguns ao uso de substâncias acrescentou  Dr. Esdras.

Dr Esdras disse que a maconha, a cocaína e  principalmente o crack que hoje é considerado a mazela do mundo para muitos, não são as drogas que mais matam e sim o fumo e o álcool drogas totalmente liberadas no Brasil. Essas sim são ainda as que mais matam no país. Lembrando que principalmente as mulheres no período de gestação que são expostas ao uso do fumo e do álcool certamente terão uma má formação do feto e sem contar que o uso continuo dessas substâncias pela mãe té que a criança complete os 3 anos de idade comprometerá o comportamento futuro da criança, finalizou Dr. Esdras.

 

POR: REPÓRTER MURILO MOURA DRT/BA 4157