Coordenador do DPT de Stº. Antº. de Jesus faz balanço das ocorrências do ano

30/12/2012 10:28

 

O Coordenador do DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Santo Antônio de Jesus Ricardo Luís Nery, em entrevista à RBR nesta sexta-feira (28), comentou a respeito do balanço feito pelo setor no ano de 2012. Ricardo afirma que, em termo de números, obteve-se um acréscimo de exames se comparado com o ano de 2011 e como fator positivo, em 2012 houve uma redução de crimes violentos, totalizando, assim, a redução de necropsias que foi de 1,29% do quantitativo, somando-se um total de 457 autópsias até a data de hoje, número inferior ao ano de 2011 que fechou com o quantitativo de 463. Ricardo lista ainda, a diminuição nos registros de exames de crimes sexuais como o estupro e atentado violento ao pudor, que foram reduzidos em quase 20%. Como fator negativo, no ano atual houve um aumento dos exames de lesões que, em números, representa o quantitativo de 6,48% a mais, se comparado com o ano anterior. Em relação às perícias criminais (acidentes de veículos, perícias balísticas, perícias de constatação de drogas, entre outras), foram registradas 2.204 perícias, enquanto que no ano de 2011, houve um número menor que totalizou 2.190.       

Em resumo total, o ano de 2012 teve um acréscimo nos registros de 1,85%, “mas o que me deixa contente foi à diminuição no número de necropsias, ainda que pequeno, e uma redução nos exames de crimes sexuais”, comenta o coordenador que ainda sinaliza a disposição de toda a equipe do DPT neste final de ano para atender aos chamados que ocorrerem, pois os servidores do Departamento não tiraram férias neste período...

Ricardo Nery diz que no dia de natal houve um número considerável de ocorrências em todo o recôncavo, “e a previsão é que nós tenhamos um réveillon mais tranquilo, esperamos que as pessoas tenham um pouco mais de prudência, não consumam bebidas alcoólicas e depois venham dirigir, colocando em risco suas próprias vidas e as de outras pessoas”, finaliza. 

Redação Voz da Bahia - Samile Damasceno

POR MURILO MOURA DRT/BA 4157